Ferrari 512 BB (F110 A000)

Para comemorar mais um ano do blog Carros Raros BR, um post com uma das mais raras jóias feitas pela Ferrari em solo brasileiro: Ferrari 512 BB:

Ferrari 512BB 1977 (3-3)[3] Estima-se que este modelo seja o único na América do Sul!

O modelo é do ano de 1977, e até onde se sabe é o único modelo na América do Sul e que está em algum lugar do estado de Minas Gerais, que por sinal possui mais algumas raridades da marca como uma Ferrari Testarossa e Ferrari 400i, que em breve aparecerá aqui no blog.

Ferrari 512BB 1977 (2)[2] Este é um modelo controverso, pois seu motor é um V12 “180°”. Seria uma forma de fugir das comparações com os Porsche?

O modelo foi fabricado de 1976 até 1981 e teve sua capacidade cúbica aumentada para 4942 Cm³, passando a ser um motor de 5 litros. Era alimentado por 4 carburadores Weber 40, o que garantia uma potência de 355 HP aos 6500 RPM, e torque de 450 Nm aos 4500 RPM. Este modelo é considerado raro no mundo pois só teve 929 unidades produzidas.

Ferrari 512BB 1977 (1)[1] Foram feitas apenas 929 unidades do 512 BB, mas são poucas as que ainda existem

Uma das várias curiosidades do modelo é o nome: o numero 512 indica a capacidade cúbica do motor e o numero de cilindros (5 = capacidade cúbica e 12 = numero de cilindros), e a sigla BB indica que é uma “berlinetta boxer”, em alusão a disposição do motor. curiosamente, a Ferrari chamava este motor de “V12 180°” (Mas é boxer ou em “V” ?)

Ferrari 512BB 1977 (4-4)[4] Não é todo dia em que se vê um clássico como este!

As fotos que ilustraram este post são do blogueiro e parceiro do Carros Raros BR Maximiliano Moraes, do blog Racionauto, e também conta com fotos da leitora (e futura namorada ^^!) Gabriela Castro, estas feitas em um evento em Poços de Caldas /MG

Ferrari 512BB (1)[1]  Uma bela maquina merece ser exposta

Breve histórico:
A Ferrari Berlinetta Boxer foi um modelo feito pela Ferrari no período de 1973 a 1984, passando por algumas variações. A primeira delas foi a 365 GTB4 BB, fabricado de 1973 a 1976, e veio para disputar um lugar ao sol frente ao Lamborghini Miura. É considerado o mais raro entre os “BB” tendo apenas 387 unidades fabricadas. Em 1976 surge a 512 BB (a que aparece nestas fotos), com sua mecânica melhorada frente ao antecessor. Foi fabricado até o ano de 1981 e teve 929 unidades produzidas.

Ferrari 512BB (2)[2] É ou não uma “macchina” digna de aparecer em um post especial?

Em 1981 surge a 512 BBi, dotada de injeção eletrônica Bosch K-Jetronic e mais algumas melhorias estéticas, como luzes de neblina, novo sistema de escapamento e rodas de tamanho diferenciados, calçados com pneus Michelin TRX. Foi o último modelo da Série BB a ser fabricada, com 1007 unidades produzidas. Sua fabricação se encerrou em 1984 e seu substituto foi a mítica Ferrari Testarossa

Ficha Técnica Ferrari 512 BB 1977 (F110 A000)

Motor: Central longitudinal “V12 180º”, 12 cilindros e 24 válvulas DOHC (2 válvulas por cilindro), aspirado e alimentado por 4 carburadores Weber 40
Cilindrada: 4942 Cm³
Diâmetro x Curso: 82 mm X 78 mm
Potência Máxima: 355 HP @ 6500 RPM
Potência Específica: 71,4 HP/Litro
Torque Máximo: 450 Nm @ 4600 RPM
Torque Específico: 91,06 Nm/Litro
Cambio: Manual 5 marchas e ré, tração traseira
Suspensão: Dianteira:Independente tipo Wishbone, molas helicoidais e amortecedores
Traseira: Independente tipo Wishbone, molas helicoidais e amortecedores
Freios: A Disco ventilado nas 4 rodas
Rodas e Pneus: Dianteira: em magnésio medidas 7 1/2 x 15” com pneus 215/70 VR15
Traseira: em magnésio medidas 9 x 15” com pneus 215/70 VR15
Carroceria: Coupé teto rígido, 2 portas, 2 ocupantes. carroceria em aço
Dimensões: Comprimento: 4,40 M
Largura: 1,83 M
Altura: 1,20 M
Entre – Eixos: 2,50 M
Peso: 1515 Kg
Tanque de combustível: 110 L
Desempenho: Velocidade Máxima: 277 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h: 5,4 S
Consumo: Urbano: N/D
Rodoviário: N/D

Fonte: Wikipédia , CarFolio.Com
Fotos: Maximiliano Moraes e Gabriela Castro
Texto e edição:Kiko Molinari Originals®

2 Response to Ferrari 512 BB (F110 A000)

25 de junho de 2014 00:36

É de BH essa. Aparece bastante no Alphaville, em Nova Lima. No blog bh-exotics.com tem muitas fotos dela e das outras Ferraris (e até dois 2 Miuras...).

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