Chevrolet Camaro Type LT 1973

Bom amigos, demorou mas hoje mostraremos o Chevrolet Camaro, e não é o mesmo daquela cegonha, e sim um Type LT de 1973:

Chevrolet Camaro 3-3[3] Um dos poucos Camaro antigo que ainda roda pelas ruas brasileiras

O modelo é um LT do ano de 1973, versão intermediária da linha Camaro. Desta época saiam as versões Sport Coupé (mais simples) LT (semelhante ao Sport Coupé mas com algumas melhorias) e os esportivos Z28 e Rallye Sport.

camaro interna 2 [2] Volante de quatro raios era uma das novidades da linha 1973

A linha Camaro teve cinco gerações: a primeira foi de 1967 a 1969; a segunda, mais longa, durou de 1972 a 1981; a terceira, com um ano a mais em relação a segunda, durou de 1982 a 1992; a quarta geração durou de 1993 a 2002, e a atual de 2006 até hoje.

Chevrolet Camaro 7-7[7]O modelo das fotos é um Type LT com rodas não originais 

O modelo das fotos é equipado com motor V8 350ci (5.7 L)  de 145 HP @ 4000 RPM e cambio automático Powerglide de 2 velocidades, opcional na época pois vinha de série com cambio mecânico de 3 velocidades. Meses depois teria o Turbo–HydraMatic de 3 velocidades em substituição do Poweglide.

Chevrolet Camaro 5-5[5]A linha 1973 é considerada a ultima da série dos legítimos “Muscle Car”

Na época das fotos o carro estava a venda um uma loja de carros usados em Itapema/SC pela quantia de R$ 80.000,00. Atualmente encontra- se em Gaspar/SC, segundo o nosso “oráculo”

Chevrolet Camaro 1-1[1] Uma das primeiras aparições do Type LT pelas ruas de Itapema/SC

Breve histórico:

O Camaro foi inicialmente construído em 1967 em resposta ao sucesso que a Ford teve com o lançamento do seu “pony-car” Mustang. Durante as fases de pré-produção do modelo, a Chevrolet chamava o projeto de “Panther” (Pantera), vindo a adotar o nome Camaro pouco tempo antes de seu lançamento. O nome Camaro vem de uma gíria francesa para amigo, mas para a Chevrolet a palavra Camaro significa “Matador de Mustang”. Além do Ford Mustang, seus concorrentes diretos eram o Plymouth Barracuda, Pontiac GTO e Dodge Challanger. Seu desenvolvimento foi feito em sigilo e sob o comando de Lee Iacocca e sua equipe da General Motors, e foi mantido assim até seu lançamento em 1967. O Chevrolet Camaro teve cinco gerações: a primeira, com duração de dois anos, foi de 1967 a 1969; a segunda, mais longa com 9 anos, durou de 1972 a 1981; a terceira, com um ano a mais em relação a segunda, durou de 1982 a 1992, a quarta  geração durou de 1993 até 2002. Com a volta do Mustang relembrando os primeiros modelos, a Chevrolet também fez o mesmo lançando mais uma geração do Camaro, também com linhas semelhantes aos primeiros modelos, no ano de 2006 e sendo fabricado até hoje. Desta vez o Brasil passa a ter a nova versão disponível de modo oficial, já que os poucos antigos que existem no país vieram por importadoras independentes.

Catalogo Camaro 1973Detalhes do catalogo da linha 1973 do Camaro 

No inicio estava disponível em duas carrocerias, coupé e conversível. Sua mecânica era compartilhada com a do Chevrolet Nova, além da plataforma. O motor de entrada era um 6 cilindros em linha de 3.7 litros, que gerava 140 HP. Vinha com cambio manual Saginaw de 3 velocidades e tinha como opcionais o cambio Munice de 4 velocidades e o Powerglide de 2 velocidades. Nos fins de 1967 eram disponibilizados os câmbios Turbo Hydra-Matic de 3 velocidades para a versão SS, e em 1969 era opcional para as demais versões. O Camaro foi um modelo altamente customizável, contando com mais de setenta opções de fábrica e mais quarenta disponíveis nos vendedores autorizados. Os modelos oferecidos ao mercado eram o SS (Super Sport) RS (Rallye Sport) e Z28 (mais esportivo e top de linha). Curiosamente, o modelo Z28 não aparecia nos catálogos das revendedoras, tornando assim um modelo desconhecido do mercado. O resultado foi a produção de apenas 602 unidades.

Informe Publicitário Camato LT 1973Informe publicitário mostrando o lançamento da versão LT em 1973 

Pulando um pouco algumas partes dessa história, vamos direto para o ano de 1973, ano do lançamento do Type LT, substituto da versão SS. E já vinha com vida curta: em 1974 sofreria um face-lift e teria que se adequar as novas normas de emissões de poluentes. Antes disso, em 1972, a planta de Ohio ficou 174 dias parado devido a uma greve, o que resultou em 1100 modelos que estavam fora das normas federais de segurança e emissões para 1973, (o que quase causou seu “falecimento”) sem contar que a época era de crise mundial de petróleo. Para muitos, este foi o ultimo ano de um dos representantes legítimos dos “muscle Cars”. Mais sobre a história do Camaro nos links no fim do post

Ficha Técnica: Chevrolet Camaro Type LT 1973:

Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em “V” com angulo de 90°, 16 válvulas (2 por cilindro) aspirado, alimentação por carburador.
Cilindrada: 5735 Cm³
Diâmetro X Curso: 40 mm X 34 mm
Taxa de Compressão: 8,5:1
Potência Máxima: 140 HP @ 4000 RPM
Potência Específica: N/D
Torque Máximo: 255 Nm @ 2400 RPM
Torque Específico: N/D
Cambio: Powerglide automático 2 velocidades. Tração traseira
Suspensão: Dianteira: Molas e barra estabilizadora.
Traseira: Molas e barra estabilizadora
Freios: Discos de ferro fundido ventilados de 11 pol. auxiliados por servo-freio na dianteira e tambores de 9,5 pol.na traseira
Rodas e Pneus: Rodas de ferro 15 “ X 7 ”. Pneus radiais Uniroyal.
Carroceria: Coupé 2 portas, 2 passageiros. Carroceria em aço.
Dimensões: Comprimento: 4,78 M
Largura: 1,88 M
Altura: 1,24 M
Entre-Eixos: 2,74 M
Peso: 1673 Kg 
Tanque de Combustível:
N/D
Desempenho: (*) Velocidade Máxima: 197 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h: 6,7 s
Consumo: Urbano: N/D
Rodoviário: N/D

(*) Camaro Z28

Fontes: NastyZ28.Com (traduzido), ConceptCarz.Com, Marcos Camargo Jr - Site WebMotors - seção Revista e “O Oráculo”

Fotos: Kiko Molinari Originals® e NastyZ28.Com

Texto e Edição: Kiko Molinari Originals®

9 Response to Chevrolet Camaro Type LT 1973

17 de abril de 2011 00:43
Este comentário foi removido pelo autor.
17 de abril de 2011 00:43

Belo Camaro! Mas prefiro com as rodas originais!

17 de abril de 2011 01:07

Sem dúvida! Aquele "laranjão" V8 rodando por aqui era bem bonitão, pena que o cambio powrglide de 2 marchas apenas "amarravam" o carro.

Abs
Kiko Molinari

17 de abril de 2011 16:25

KIKO,VOU DENUNCIAR SEU BLOG POR ESPALHAR PORNOGRAFIA :-D.

17 de abril de 2011 20:15

Huahuahuahuahuhuahuahuhahua xD

Então farei o mesmo devido a imagem qu vc usa de "avatar" no blogger !!! KKKKKKK

Vai dizer que vc "ficou no manual" depois desse post ?!?!? [punheteiro detected] hauhauhuha EuRiMuuuuito xD

Abs
Kiko Molinari

19 de abril de 2011 19:18

NO MANUAL NÃO,mas no powerglide automático heheh conceteza...

19 de abril de 2011 21:38

Axaaa O.o*

Huhahuauhauhuhahua xD que "troll" hein !


Abs
Kiko Molinari

26 de abril de 2011 12:15

Olá, somos a InterConectada Comunicação e estamos realizando um cadastramento dos melhores blogs/sites para possíveis ações que poderemos realizar.

Se houver interesse, pedimos que entre em contato conosco pelo email cadastro@interconectada.com.br para podermos passar mais informações.

Obrigado e abraços,
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31 de dezembro de 2011 02:03

tem um desses marrom com teto branco no meu bairro, com placa preta

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