BMW Z4 M Roadster (E85)

Dando prosseguimento a série de esportivos no blog, hoje mostraremos mais uma máquina vindo da terra da Autobahn, o BMW Z4 M Roadster

BMW Z4M Azul (2)[2-2] Se o Z4 “normal” já era bom, imagine a versão preparada pela divisão esportiva da BMW?

A um primeiro momento poderia ser mias um Z4 como outro qualquer, mas as rodas e o logo “M” na carroceria avisam: este não é um Z4 qualquer. Trata-se de um puro sangue em traje “esporte fino”, dotado de um motor de 6 cilindros em linha de 3.2 litros e 330 HP, herdado do BMW M3 E46. Acoplado a ele está o novíssimo cambio de 6 marchas e um novo ECU Siemens S70, mais ágil que o modelo S54 que vinha no M3.

BMW Z4M Azul (1)[1-1] Muitas das peças vieram do M3 e M3 CSL, garantindo um conjunto muito bom ao Z4 M

Todos os modelos da série M utilizam rodas específicas de 5 pontas, em desenhos diferentes, o que torna fácil identificar que tal modelo é de uma “linhagem pura”.

BMW Z4M Azul (3)[3-3] O Z4 M só foi feito na linha E85, e na linha E86 foi disponibilizado apenas um kit esportivo da Motorsports, divisão de competição da BMW

Breve Histórico:
O modelo foi apresentado em 2006 chamado de M Roadster. Boa parte de seus componentes mecânicos vieram do seu “primo” BMW M3 E46, como motor e cambio, mas com algumas melhorias. Além do drivetrain, o Z4 M Roadster recebeu o sistema de freios do M3 CSL, que incluem cubos de roda em alumínio e pinças de freio flutuantes na dianteira.

BMW Z4M Azul (4)[4-4] Os 4 canos de escapamento e a insígnia “M” indicam sua linhagem

Enquanto no Z4 “civil” o sistema de direção era eletro-hidráulica, no Z4 M era hidráulica progressiva, garantindo um melhor controle da cavalaria escondida abaixo do longo capô. Mesmo pesando 1485 Kg, o carro faz de 0-100 Km/h em 5 segundos aproximadamente.

BMW Z4M Azul (5)[5-5] Interior do carro

Além da versão Roadster, existe a versão fechada chamada de M Coupé. É mais pesada e é apenas 1 segundo mais lenta que a versão Roadster. A versão M ficou apenas na carroceria E85, enquanto a nova carroceria E86 tem apenas um kit esportivo desenvolvido pela divisão de competição da BMW. Sua produção se encerrou em 2008, 2 anos após sua estréia, e totalizando 5.070 unidades produzidas.

BMW Z4M Azul (6)[6-6] Se vir um BMW com esta marca, dê passagem!

Ficha Técnica: BMW Z4 M Roadster (E85)

Motor: Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas DOHC (4 por cilindro), aspirado, alimentado por injeção eletrônica de combustível
Cilindrada: 3246 Cm³
Diâmetro X Curso: 87 mm x 91 mm
Potência Máxima: 338 HP @ 7900 RPM
Potência Específica: 104,1 HP/Litro
Torque Máximo: 365 Nm @ 4900 RPM
Torque Específico: 112,45 Nm/Litro
Cambio: Manual 6 marchas, embreagem simples, tração traseira
Suspensão: Dianteira: N/D
Traseira: N/D
Freios: A disco, ventilados nas 4 rodas, sem ABS, pinças flutuantes na dianteira (Euro Spec)
Rodas e Pneus: Dianteiro: em alumínio medidas 8J x 18 EH2 IS42 LM, com pneus 225/45 ZR18
Traseiro: 9J x 18 EH2 !S30 LM, com pneus 255/40 ZR18
Carroceria: Conversível, 2 portas, 2 lugares, carroceria em aço estampado com capota em lona
Dimensões: Comprimento: 4,11 M
Largura: 1,78 M
Altura: 1,30 M
Entre – Eixos: 2,49 M
Peso: 1485 Kg
Tanque de Combustível: N/D
Desempenho: Velocidade Máxima: 250 Km/h (limitado eletronicamente)
Aceleração 0-100 Km/h: 5 s
Consumo: Urbano: N/D
Rodoviário: N/D

 

Fonte: CarFolio.Com, Wikipédia
Fotos, texto e edição: Kiko Molinari Originals®

No Response to "BMW Z4 M Roadster (E85)"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2010 Carros Raros BR. Todos os direitos reservados.
Blogger Template by Anshul Theme By- Simplywp. Adaptado por Rafael.