Ferrari 458 Italia

E está chegando o dia do aniversário do blog! Foi uma dúvida tremenda escolher entre o carro do post de hoje e o que vai aparecer no post extra no dia 26, uma terça-feira. Sendo assim, decidi deixar o mais raro para o dia do aniversário, e hoje vocês irão apreciar mais uma jóia vinda da casa da Maranello: Ferrari 458 Italia:

Ferrari 458 Italia (1)

Mais uma obra – prima projetada no Studio Pininfarina, veio ao mundo para ser “a mais esportiva Ferrari já produzida”.  Em um primeiro anúncio, o modelo foi descrito como sucessor da F430 (que já apareceu aqui no blog), mas seu desenho totalmente novo juntamente com a tecnologia embarcada mostram muito mais que isso.

Ferrari 458 Italia (3)

O nome do carro é uma junção dos dados do motor, um 4.5 litros V8, além de uma homenagem ao país de origem. O motor gera pouco mais de 560 HP @ 9000 RPM, com torque chegando aos 540 Nm @ 6000 RPM, com 80% deste torque já disponível aos 3750 RPM. Isso é garantido por um sistema de injeção direta, que é novidade nos carros de rua da marca.

Ferrari 458 Italia (2)

O motor é compartilhado com modelos da Maserati, tendo pequenas diferenças na programação apenas. O conjunto motriz dispõe de transmissão GETRAG de 7 marchas semi-automática com dupla embreagem (a mesma usada nos Mercedes-Benz SLS-AMG). Ao contrário dos outros modelos da Ferrari, esta não tem a disponibilidade de cambio manual, sendo o carro de entrada seguido da Enzo, Challenge Stradale e 430 Scuderia a não oferecer o cambio tradicional.

Ferrari 458 Italia (16)

Voltando ao desenho: a carroceria possui desenho a modo de priorizar o “downforce” e reduzir o arrasto aerodinâmico, garantindo um melhor aproveitamento do motor. O desenho foi inspirado no último carro que o piloto alemão Michael Schumacher usou quando era da equipe de fábrica na Fórmula 1. A pressão de downforce é de aproximadamente 140 Kg, garantindo uma boa aderência em altas velocidades.

Ferrari 458 Italia (10)

Seu desenho também tem inspirações no modelo Enzo, como as lanternas traseiras. Sua carroceria é feita em alumínio, garantindo seu baixo peso de 1485 Kg. Aplicações em fibra de carbono também contribuem para esse alívio de peso. Falando em fibra de carbono, os freios da 458 Italia são de cerâmica de carbono, com 398 mm de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira, mordidos por pinças de 8 pistões cada, feitos em parceria com a Brembo. Aliado a eles, possui suspensão adaptativa, desenvolvida em parceria com a BVI Group, além dos conhecidos controles E-Diff e F1 Track.

Ferrari 458 Italia (4)

Ao rodar, percebe-se que a tecnologia embarcada pode deixar o mais bravo dos esportivos tão manso quanto um gatinho, incluindo o ronronar. Em baixas rotações, o ruído é bem baixo tal como um gatinho se alisando por nossas pernas, mas basta uma pisada mais forte pra mostrar que o “gatinho” não é tão manso assim. Alguns ajustes no “manettino” e pronto, tens um carro de corrida em mãos.

Ferrari 458 Italia (14)

“Maquina quente”… até demais!

Esse é o que poderíamos chamar de esportivo perfeito, ou quase…
Explica-se: devido ao alto calor do cofre do motor, os “corta fogo” acabavam por se deformar, dando uma brecha para que os arcos de roda traseiro acabassem se incendiando, ainda mais com um tipo de cola que, com o calor, acabava soltando as peças e, por ser altamente inflamável, era o primeiro a se incendiar. Segundo a BBC News, 10 unidades haviam sido destruídas e, na época, a Ferrari estava investigando o caso. Uma vez descoberto, a marca convocou os 1248 proprietários da 458 Italia para verificação e troca dos componentes (em alguns casos, o carro fora substituído por um novo). Hoje, os painéis são fixados por fixadores mecânicos (vulgo presilhas)

Ferrari 458 Italia (13)

Tirando os incidentes, ainda é um dos carros mais premiados no mundo, conquistando prêmios nos quatro cantos do planeta. E como toda jóia tem eu preço, esta não foge a regra e cobra caro pelo que oferece: a unidade da foto está avaliada em pouco mais de um milhão de reais, e só com o valor de IPVA é possível comprar ao menos um Fiat Mille e ainda sobra para equipar o carro!

Ferrari 458 Italia (15)Ferrari 458 Italia (9)

      • Mais fotos na nossa fan page no facebook: facebook.com/pages/Carros-Raros-BR

Ficha Técnica: Ferrari 458 Italia:

Motor: Traseiro-central, longitudinal, 8 cilindros em “V” dispostos a 90°, 32 válvulas DOHC (4 por cilindro), aspirado, alimentado por bomba elétrica e injeção direta de combustível, cárter seco
Cilindrada: 4499 Cm³
Diâmetro X Curso: 94 mm x 81 mm
Taxa de Compressão: 16,1 : 1
Potência Máxima: 564 HP @ 9000 RPM
Potência Específica: 124,9 HP/Litro
Torque Máximo: 540 Nm @ 6000 RPM
Torque Específico: 120,03 Nm/Litro
Cambio: Automatizado Getrag de 7 velocidades e embreagem dupla a seco. Tração traseira
Suspensão: Dianteira: braços duplos, amortecedores magnetoreológicos ajustáveis e molas helicoidais
Traseira: Multilink, amortecedores magnetoreológicos e molas helicoidais
Freios: A disco em cerâmica de carbono, ventilados, sem ABS
Rodas e Pneus: Dianteira: em liga de alumínio com medidas 8 1/2 J X 20 com pneus Pirelli P-Zero medidas 235/35 ZR20
Traseira: em liga de alumínio com medidas 10 1/2 J x 20 com pneus Pirelli P-Zero medidas 295/35 ZR20
Carroceria: Coupé teto rígido 2 portas, 2 ocupantes, carroceria em alumínio e fibra de carbono
Dimensões: Comprimento: 4,52 M
Largura: 1,93 M
Altura: 1,21 M
Entre – Eixos: 2,65 M
Peso: 1485 Kg

Tanque de Combustível: 86 L
Desempenho: Velocidade Máxima: 325 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h: 3,4 s
Consumo: Urbano: N/D
Rodoviário: N/D

 

Fontes: CarFolio.Com, Wikipédia, Site Oficial da Ferrari
Fotos, Texto e Edição: Kiko Molinari Originals®

1 Response to Ferrari 458 Italia

4 de maio de 2013 às 12:22

essa é a mesma ferrari das fotos.
aposto que as fotos forão tiradas em balneario camboriu e tinha placa de cascavel kk'

http://cgn.uol.com.br/noticia/50206/ferrari-se-envolve-em-acidente-no-bairro-neva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2010 Carros Raros BR. Todos os direitos reservados.
Blogger Template by Anshul Theme By- Simplywp. Adaptado por Rafael.