[Voltamos!] Volkswagen Transporter T25 “Westfalia” 1.6 TD (1985)

“Hey Fellas, voltamos!”

É com grande prazer que anuncio a volta do Carros Raros BR! Depois de muitas mensagens de apoio e de um bom tempo de reflexão, vi que não podia me deixar abater por coisas que não me fariam bem. O tempo que fiquei “off” serviu pra pensar, e muito, no que fazer daqui em diante. É como se eu fosse viajar de motorhome por lugares onde sempre quis conhecer, em busca de respostas ou para simplesmente contemplar o visual.

E é com essa inspiração que eu retorno ao blog com este carro, um Volkswagen Transporter T25 “Westfalia” de ano 1985:

Volkswagen Transporter T25 1985 (1) [1] A terceira geração da Kombi, onde só alguns países vizinhos o tiveram.

O modelo das fotos é uma T25 “Westfalia”, preparada para viagens e camping. Seu motor é o conhecido 1.6 diesel, porém este vem com turbocompressor. A história desse modelo é interessante: segundo Matheus Mello, proprietário do veículo juntamente com o peruano radicado norte americano Arturo Valenzuela, o carro foi comprado no Canadá por US$ 2.000,00 em um “ferro velho” na cidade de Vancouver, no Canadá. O carro teve 3 donos desde 1985, isso na Alemanha, até desembarcar no Canadá em 2003. Ficou no galpão desse “ferro velho” até 2010. Depois de adquirido, era necessário fazer os trâmites de importação para o Canadá, pois desde quando chegou em solo canadense o carro ainda possuía registro alemão.

Volkswagen Transporter T25 1985 (2) [2] Placas da Columbia Britânica / Canadá: foi um tanto trabalhoso legalizar o veículo, já que o mesmo veio diretamente da Alemanha e com documentos alemães.

Uma vez legalizado, os amigos Matheus e Arturo decidiram seguir rumo ao Brasil, sendo que a ideia inicial era chegar até Ushuaia, no extremo sul do Chile e Argentina. O inicio da viagem foi em Vancouver, no Canadá, e passando por mais 15 países, incluindo EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil, todas pela Ruta Panamericana. Ao todo foram pouco mais de 27 mil Km e a viagem demorou mais do que o previsto, e como consequência dinheiro estava acabando. Com isso, decidiram ir de vez pro Brasil, mas antes a “Sexy Panchita”, nome dado ao T25, acabou tendo problemas no motor já prestes a sair do Paraguay. Depois de um tempo parado lá arrumando o estrago, o carro juntamente com seus tripulantes chega a Balneário Camboriú, Santa Catarina, local este onde encontrei o carro e tirei essas fotos.

Volkswagen Transporter T25 1985 (3) [3] E eis que encontro uma T25 em Balneário Camboriú/SC. Desta vez estava devidamente equipado e não deixei passar a oportunidade.

História da viagem:

O estudante de relações internacionais Matheus Mello, de 25 anos, começou a ter ideias para uma viagem pelas américas a bordo de um carro após suas várias viagens de intercâmbio. Foram 3 tentativas, onde na terceira conheceu Arturo Valenzuela de 28 anos. Peruano radicado em Miami/FL, eles se conheceram em um dos vários intercâmbios que Matheus fazia aos Estados Unidos, e embarcou junto com Matheus desde o Canadá até o Brasil (a história mais completa está no vídeo mais abaixo)

Arturo Valenzuela e Matheus Mello - Sexy Panchita O peruano radicado em Miami Arturo Valenzuela e o brasileiro Matheus Mello dentro da Volkswagen Transporter T25, e com a placa do carro, já devidamente legalizado e pronto a viajar.

O Veículo:

O carro escolhido para essa aventura foi um Volkswagen Transporter T25 Westfália. Por já vir preparado de fábrica, e por sair por um preço bem camarada, esse foi o carro escolhido. Equipado com um motor 1.6 Turbo Diesel, encarou com bravura a viagem de 27.000 Km. Só teve problemas já no vim da viagem, no Paraguay. O modelo é um Westfalia, ou seja, devidamente equipado para camping e/ou viagens longas, contendo sistema de gás/aquecimento, fogão, frigobar, duas camas de casal, onde a segunda se arma abrindo o teto do carro, e demais preparações todas de fábrica. Logo abaixo temos o vídeo de Matheus apresentando o veículo*:

Volkswagen Transporter T25 1985 (4) [4]

*Como não consegui colocar o player do vídeo aqui, “clique aqui” para ver o vídeo no Vimeo. Abaixo, o vídeo da entrevista de Matheus para o canal TV Mocinha, afiliada TV Cultura em Balneário Camboriú

 

Ficou interessado em saber mais sobre esta viagem? Então conheça a pagina oficial clicando em http://vanmos.com/, ou então conheça a fan page da viagem em Facabook.Com/SexyPanchita.

Infelizmente não encontrei os dados técnicos do veículo. :(

Gostou do post de retorno do blog? então aguarde pois vem mais coisas boas por ai (e mais uma Transporter!) :D

Fotos: Vanmos.com e Kiko Molinari Originals®
Texto e edição:Kiko Molinari Originals®

6 Response to [Voltamos!] Volkswagen Transporter T25 “Westfalia” 1.6 TD (1985)

20 de janeiro de 2013 12:58

Olá kiko blz quero lhe dar os parabens pelo retorno do blog fiquei muito contente e sempre torçi de camarote pelo retorno...que esse novo recomeço le de muitas felicidades e surpresas e otimos flagras....origado pela amizade cara tamo junto....

20 de janeiro de 2013 14:44

Valeu Alex :D

Vai vir muita coisa pro blog ainda. Devagar chego lá o/

Abs
Kiko Molinari

20 de janeiro de 2013 17:39

Logo logo te passo alguns flagras aqui do bairro e da região de sampa..:)

21 de janeiro de 2013 18:17

70cv, injeção indireta, e fácil de rodar com óleo de cozinha velho... a propósito: lembra daquela syncro branca que eu vi aqui em porto?

24 de janeiro de 2013 23:53

@Kamikaze: Se lembro! E será o tema do próximo post :D

Abs
Kiko Molinari

19 de março de 2013 14:38

Eu acho que é um carro muito bom para quando você faz uma viagem para muitas pessoas, espero tê-lo sometime'm também pensando no meu próximo férias e eu estou olhando para os melhores hotéis para sua viagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2010 Carros Raros BR. Todos os direitos reservados.
Blogger Template by Anshul Theme By- Simplywp. Adaptado por Rafael.