Bom amigos e leitores do Carros Raros BR, depois de muitos esportivos aparecerem no blog hoje é a vez de um clássico da indústria automotiva britânica, o Rolls Royce Corniche conversível:
O modelo das fotos é do ano de 1972 e totalmente impecável. As fotos foram tiradas pelo colaborador Maurício Casagrande de Curitiba/PR, uma delas destacando a “Spirit Of Ecstasy”, que comentarei a respeito desse detalhe em um próximo post.
Breve Histórico:
O Rolls Royce Corniche foi o uma evolução do modelo Silver Shadow Coupé, do qual o derivou. Sua fabricação como Silver Shadow se iniciou em 1967 e durou até 1971, onde passou a ser um modelo próprio com nome de Corniche. Antes de 1971 o Corniche foi batizado de ”Silver Shadow Mulliner Park Ward two door fixed head coupé" (alternativamente drop head coupé), mas o nome Corniche prevaleceu a partir de 1971. O modelo foi desenhado por John Polwhele Blatchley e contou com a versão James Young, um coupé de duas portas, e o Corniche (também chamado de Mulliner Park Ward) , um conversível de duas portas.
A versão coupé não fez muito sucesso e acabou saindo de linha em 1982. Já o Corniche conversível permaneceu em fabricação até 1996. A partir de 1984 também passou a ser vendido como Bentley Continental. Uma curiosidade: embora o nome Corniche só veio a aparecer em 1971, este nome já era usado desde 1930. Tratava- se de um protótipo desenvolvido com base no modelo Bentley Mark V com carroceria feita pela empresa Paris Van Vooren. Este protótipo chegou a rodar cerca de 23.000 Km em testes de resistência, mas acabou sendo destruído por uma bomba em Dieppe enquanto aguardava nas docas para ser embarcado para Inglaterra. Desde então o modelo não chegou a ser produzido.
Voltando a década de 1970: o Corniche era equipado cum um motor V8 com bloco de liga de alumínio e silício e cabeçotes de alumínio com ferro fundido e um carburador Solex. A partir de 1975 passavam a vir com 2 carburadores e a partir de 1980 as unidades para exportação viriam equipadas com injeção eletrônica Bosch. Estava disponível com cambio automático Hydramatic Turbo de 3 marchas, vindo da GM, e suspensão independente com auto-nivelamento hidráulico (mesmo sistema da Citroën, mas sem as molas pneumáticas, com componentes hidráulicos feitos sob licença para Rolls Royce) primeiramente instalados nas quatro rodas e depois apenas nas rodas traseiras. O modelo conta com freios a disco nas quatro rodas, recebendo discos ventilados a partir de 1972, ano do modelo das fotos acima.
Ficha Técnica: Rolls Royce Corniche conversível 1972
Motor: | Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em “V” com angulo de 90°, 16 válvulas (2 por cilindro"), aspirado, alimentado por dois carburadores Solex. Bloco em alumínio e silício |
Cilindrada: | 6750 Cm³ |
Diâmetro X Curso: | 104,1 mm X 99,1 mm |
Taxa de Compressão: | 9:1 |
Potência Máxima: | N/D* |
Potência Específica: | N/D* |
Torque Máximo | N/D* |
Torque Específico: | N/D* |
Cambio: | Automático 3 marchas, tração traseira |
Suspensão: | Dianteira: independente, com molas helicoidais e assistência hidropneumática Traseira: independente, com molas helicoidais e assistência hidropneumática |
Freios: | Discos ventilados nas quatro rodas com ABS |
Rodas e Pneus: | Rodas em aço estampado medidas 5J x 15” com pneus 235/70-R15 |
Carroceria: | Conversível com teto em lona, 2 portas 5 passageiros. Carroceria em aço |
Dimensões: | Comprimento: 5,17 m Largura: 1,83 m Altura: 1,52 m Entre - Eixos: 3,05 m Peso: 2240 Kg Tanque de Combustível: 108 L |
Desempenho: | Velocidade Máxima: N/D Aceleração 0-100 Km/h N/D |
Consumo: | Urbano: N/D Rodoviário: N/D |
*Em tempo: a Rolls Royce nunca divulgou a potência de seus motores, bem como outros dados como torque e desempenho. E quando questionada sobre quantos cavalos tem em seus motores eles apenas respondem:”tem o suficiente” ! Seria o equivalente a perguntar a uma senhora a sua idade: pode ser encarado como uma “falta de respeito”. Vai entender… o.o*
Fonte: Wikipédia, Cars ++, CarBuddy.Com.Au (Austrália) (Links traduzidos)
Fotos: Maurício Casagrande
Texto e Edição: Kiko Molinari Originals®
9 Response to Rolls Royce Corniche conversível 1972
Kiko, muito brabo o protagonista do post! Que achado!
Parabéns pelo otimo blog!
Abraços!
http://essevaleumafoto.blogspot.com
Valeu Matheus !!!
Agradeça ao Mauricio Casagrande pelo achado. Só em Curitiba pra encontrar preciosidades desse naipe !! hehe
Abs
Kiko Molinari
Que belíssimo achado! Sempre bom ver a foto de um maravilhoso Rolls Royce! o/
Antes eu tirava foto de carros raros e botava no Orkut. Porém parei de postar lá e acho que perdi todas as fotos depois que um pen drive meu deu problema.
Vou ficar de olho por aqui. Aparecendo algo bacana, te mando!
Abração! o/
Salve Júdice !!!
Mas as fotos não estão no Orkut ainda? Se tiver faça um "backup" delas e salve no seu hd ou em um cd. E olha que tem boas raridades lá que eu sei !
Abração e continue nos visitando !
Kiko Molinari
Pior que não estão mais lá. Apaguei o álbum antes da porcaria do pen drive dar problema. Pior que as perdi mesmo. =/
Tinha algumas raridades bem bacanas. Peugeot 504, Classe C Limosine...
Acho que estou com algumas no celular e na câmera. Vou dar uma olhada com calma amanhã e, caso tenha, te mando.
Abração! o/
Puuts, que "FAIL"
Aquele 504 SW era uma das grandes raridades que vc encontrou e eu lembro muito bem :D
O que vc encontrar tá valendo ;D
Abs
Kiko Molinari
lindo esse carro, ele esta a venda no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180912762-rolls-royce-corniche-conversivel-maravilhoso-20-fotos-_JM
e por incrivel q pareça, o cara tem um verde 1980:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181246140-rolls-royce-corniche-conversivel-fantastico-40-fotos-_JM
Wooow !!!
Tô vendo que teremos mais postagens sobre Rolls Royce aqui no blog !!!
Mandou bem Roger :D
Abs
Kiko Molinari
q isso, por coincidencia tinha visto esse anuncio semana passada, e foi amor a primeira vista! Se eu "conseguir" R$ 295.000,00 compro esse carro e envio mais fotos para serem postadas aqui...hehehehehe...
abraço
Postar um comentário