Salve amigos do Carros Raros BR !
O blog volta das ressacas festas de fim de ano, e dessa vez “reativamos” a série Raros e Abandonados. O raro da vez é um Subaru SVX:
O modelo foi flagrado inicialmente em uma garagem de um prédio nos arredores de Porto Belo/SC, e atualmente está em um terreno cercado, a poucos metros do prédio onde ele estava.
Pelo estado em que se encontra é provável que tenha sido um carro de leilão, pois a dianteira alta e o radiador “jogado” na janela traseira indicam a ausência do motor, que neste modelo é um boxer de 6 cilindros. As rodas também não são originais, sendo uma de ferro usadas nas pick-ups Ford Ranger e as outras 3 em liga leve do Chevrolet Opala/Comodoro.
Este é mais um importado que sofre devido ao pós-venda deficiente, e em alguns casos ao desleixo de seus donos.
Breve Histórico:
O modelo surgiu no 28º Salão de Tokio no ano de 1989 como um protótipo, e era chamado inicialmente de Alcyone SVX. Seu desenho ficou a cargo do designer Giorgetto Giugiaro, do centro de design ItalDesign, e foi baseado em outros projetos dele como os Ford Maya e Oldsmobile Inca. A Subaru decidiu colocar o veículo-conceito na produção e manter o seu elemento de design mais marcante, as pouco-convencionais “janela dentro da janela”
A Subaru chamou isso de "inspiração de vidro-a-copa de vidro" semelhante a aeronaves, que foi emprestado a partir do modelo anterior Subaru XT com uma extensão adicional de vidro que cobre a coluna "A". A decisão de divulgar esse carro para a produção daria a oportunidade ao público a primeira unidade de um "concept car" como originalmente concebida.
O Modelo foi fabricado de 1991 a 1997 e era vendido nas versões LS e LSi, totalizando apenas 25.000 unidades comercializadas em todo o mundo, sendo 14.257 unidades nos Estados Unidos, 914 unidades par a Europa (sendo 854 unidades para a Alemanha e apenas 60 para a França), e 249 unidades para a Austrália. Estima-se que foram vendidos aproximadamente 7.000 unidades com volante do lado direito, mais precisamente para os mercados japonês, britânico e australiano. No Brasil a marca mal chega a 20 unidades deste modelo.
Pelo pequeno numero de unidades fabricadas, este pode ser um veículo considerado “colecionável”. O SVX continua a ser valorizada como um carro usado com um estilo singular. A maioria dos exemplares pode ser visto em boas condições, embora um SVX ano 1994 em Seattle/EUA, foi colocado à venda após ter sido danificado em uma perseguição policial que foi exibido na televisão. O carro foi chamado de "futuro colecionável" na revista Collectible Automobile, com forte valorização, mas com valor de revenda não muito alto.
O motor desse modelo é o de código EG33, um 6 cilindros com 3.3 L de capacidade cúbica, até então o maior motor boxer já feito pela Subaru. Hoje, o maior motor também é um boxer de 6 cilindros, mas com 3.6 litros e com o código EZ36, usado desde 2008 no modelo Subaru Tribeca.
No Japão, algumas unidades chegaram a receber um sistema de direção nas 4 rodas (4WS ou Four Wheel Steering), o que facilitava na hora de manobrar sua carroceria de pouco mais de 4,60 m de comprimento.
Ficha Técnica
Motor | Dianteiro longitudinal, 6 cilindros dispostos horizontalmente 180° “Boxer”, 24 válvulas DOHC (4 por cilindro),sistema de injeção de combustível multiponto seqüencial e bloco de alumínio |
Cilindrada | 3317 Cm³ |
Diâmetro X Curso | 97,0 mm x 75,0 mm |
Taxa de Compressão | 10,0:1 |
Potencia Máxima | 230 HP @ 5300 RPM |
Potencia Específica | N/D |
Torque Máximo | 224 Lb/ Ft SAE @ 4400 RPM |
Torque Específico | N/D |
Cambio | Automático 4 marchas e ré, tração integral |
Suspensão | Dianteira: independente, com amortecedores e braço inferior, molas helicoidais e barra estabilizadora Traseira: independente, com amortecedores e links duplos laterais, braços de arrastando, molas helicoidais e barra estabilizadora |
Freios | Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com assistência anti travamento (ABS) |
Carroceria | Chassis monobloco em aço, cupê “2+2” esportivo, 2 portas |
Rodas e Pneus | Rodas de liga leve 16 x 7,5, em alumínio fundido. Pneus 255/50VR-16 Bridgestone Potenza RE71 |
Dimensões | Comprimento: 4,62 m |
Desempenho | Velocidade Max.: 230 Km/h Aceleração 0-100 Km/h: 7,6 s |
Consumo | Urbano: N/D |
Fontes: Wikipédia, SubaruSVX.com
Fotos: Kiko Molinari Originals® e Divulgação
Texto e edição: Kiko Molinari Originals®
11 Response to Subaru SVX (Raros e Abandonados)
heresia deixar largado... vale a pena tentar recuperar (de repente aproveitando pra colocar o motor do legacy ou até mesmo do impreza wrx que devem ser mais fáceis de encontrar dando sopa num desmanche)...
Foi o que pensei tbm, mas não sabemos se esse carro aceitaria todo o conjunto motriz de um Impreza WRX.
O que fode mais nesse carro é que desde quando ele era fabricado ele sofria de falta de peças. Imagina agora depois de quase 20 anos ?!?!? "TENSO" O.o*
O unico motor que pode servir bem ali é o 3.6 H6 do Tribeca.
Abraços
ass
Kiko Molinari
Vi esses dias um anúncio em Brasília de um modelo desses amarelo: vrum
Bah, mas que amarelão estranho :S
Certamente não é pintura original. Já o preço, está dentro do esperado.
Abraços
ass
Kiko Molinari
aqui em Ponta Grossa - Paraná tem um desses, cor igual a desse dai, só q ta na ativa e parece ser bem cuidado.
Tenho um carro deste, ano 1992, em Recife. Sou o seu segundo dono (o primeiro foi um tio meu que morava em Brasília, de onde ele veio).
Seguem links de fotos tiradas em frente ao portão da ilha do retiro (estádio do sport):
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://sp3.fotolog.com/photo/19/1/119/recifcars/1281820383375_f.jpg&imgrefurl=http://www.fotolog.com/recifcars/43039561&usg=__zVQs4L-29wB6VGbm8OJaSstSAkE=&h=375&w=500&sz=55&hl=pt-BR&start=141&zoom=1&tbnid=WYpNk910BajNxM:&tbnh=147&tbnw=193&ei=owc6Tbq3IY_ogQf3oaSJCQ&prev=/images%3Fq%3Dsubaru%2Bsvx%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2PRFA_pt-BRBR409%26biw%3D1419%26bih%3D638%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=1269&oei=kAc6TeXtN8L58Abw2vy3Cg&esq=8&page=9&ndsp=18&ved=1t:429,r:4,s:141&tx=92&ty=79
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://sp3.fotolog.com/photo/19/1/119/recifcars/1281873986436_f.jpg&imgrefurl=http://www.fotolog.com/recifcars/43043475&usg=__kAySIgDMKsJb8BH3huCdiIoxVjs=&h=375&w=500&sz=60&hl=pt-BR&start=141&zoom=1&tbnid=vBlR444sojTA4M:&tbnh=147&tbnw=196&ei=RAg6TdKQF4nYgQfznqTNCA&prev=/images%3Fq%3Dsubaru%2Bsvx%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26rlz%3D1R2PRFA_pt-BRBR409%26biw%3D1419%26bih%3D638%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=838&oei=OQg6Tbr_JIet8AbUxsDGCg&esq=7&page=9&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:141&tx=101&ty=41
Olá Rodrigo !
Tens um belo exemplar em mãos !!!
Se possível mande mais fotos para meu e-mail cristianocorreamolinari@bol.com.br, com seu nome e as fotos para podermos publicar sua maquina no blog !
Abraços
ass
Kiko Molinari
Certas coisas não entram na minha cabeça...
COMO ABANDONARAM/DESTRUIRAM UM CARRO DESSES? POR QUE?
#Revoltante
Eis a questão...
Abraços
ass
Kiko Molinari
Eu sou de porto belo
queria saber onde é q ele ta
para eu ir la vê-lo
Abs
Postar um comentário