Miura - a Saga: Miura Sports

Iniciando a série de 4 posts começamos com o primeiro Miura fabricado: o Miura Sports

Miura Sports (1)Paint[1]Miura Sports (2)[2]       O modelo das fotos é um Miura Sports que foi o primeiro modelo da marca. Sua produção se iniciou em 1977 e durou até 1983. A partir daí passou a ser feito por encomenda. A receita mecânica era a clássica Volkswagen refrigerado a ar.

Breve histórico: Sports

(texto parcial do Blog do Miura. Link no fim da matéria)

O projeto do primeiro Miura nasceu em 1975, baseado num desenho do então estudante de arquitetura Nilo Laschuck. Uma tradicional empresa gaúcha fabricante de estofamentos e acessórios para automóveis - a Aldo Auto Capas (mais tarde Besson, Gobbi S.A.), resolveu através de seus dois sócios Aldo Besson e Itelmar Gobbi, diversificar suas atividades apresentando no Salão do Automóvel de 1976, um hatchback que saiu quase artesanal da linha de montagem.
Com lançamento comercial em 1977, o interior do carro trazia acabamento refinado. Com estilo alongado, frente em forma de cunha, faróis escamoteáveis por controle eletropneumático, bancos em couro e limpadores de pára-brisa tinham sua posição de descanso abaixo da linha do capô. O volante, regulável eletricamente em altura, constituí­a outro detalhe exclusivo, mantido em todos os modelos posteriores.

Miura Sports divulgação[1]   Miura Sports: primeiro veículo da marca    

O cupê baixo e longo (1,17m x 4,30m) de linhas agressivas com carroceria de plástico com fibra de vidro e mecânica (câmbio, suspensão e chassis) da VW Brasí­lia 1.600 cc refrigerada a ar, deixou este primeiro modelo bastante pesado - cerca de 900 kg para 54 cv, o que resultou numa performance limitadíssima para as pretensões esportivas do modelo.
Mesmo assim, fez um relativo sucesso de vendas e a pequena fábrica de 1.200 m2 e 60 funcionários expandiu seu espaço para 4.000 m2 e o dobro de empregados. Inicialmente a produção era de apenas 25 carros por mês, sendo aumentada conforme a demanda.

Em 1980 foram comercializados 600 Miuras, inclusive exportados para o mercado sul-americano. Neste ano o veículo sofreu algumas modificações de estilo - a traseira perdeu a terceira porta, ganhando vidro integrado na carroceria e acesso ao motor independente do habitáculo.
Em 1981 o carro deixa de ter refrigeração a ar e recebe o motor 1.6 do VW Passat TS, colocado na traseira e com radiador d'água frontal. Nascia assim o Miura MTS. Isto melhorou o desempenho, mas as limitações do chassis e suspensão antiquados penalizavam o desempenho esportivo.

Para solucionar os problemas do MTS, no Salão do Automóvel de 1982 foi lançado o modelo Miura Targa - um sem conversível inspirado no teto do Porsche 911 com mecânica do VW Passat LS. O chassi tubular projetado e construído pela própria empresa, possibilitou o deslocamento do motor para frente. O peso ficou em 890 kg com o motor 1.6 e 76 cv. A suspensão dianteira passou à McPherson e a traseira com eixo rígido.
Este modelo, ainda com o perfil em cunha, marcou a grande virada da marca gaúcha no mercado de esportivos, tornando-se marca líder no segmento.

Miura MTS divulgação[1]

Dados Técnicos: Sports primeira versão

Motor

Volkswagen refrigerado a ar, traseira, 4 cilindros horizontais opostos longitudinal (Boxer) Comando de válvulas no bloco, 2 válvulas por cilindro

Taxa de compressão

7,2:1 (gasolina)

Potência máxima

65 cv a 4.600 RPM

Torque máximo

12 m.kgf a 3.000 RPM

Alimentação

1 Carburador de corpo duplo

Câmbio

4 Marchas e ré. Tração Traseira

Freios

       Dianteira: Discos         Traseira: Tambor

Direção

Assistência Mecânica

Suspensão

Dianteira: independente, barras de torção longitudinais com estabilizador

Traseira: independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção e estabilizador

Rodas

Em magnésio com pneus 185/70 aro 14”

Dimensões

Comprimento: 4,30 m    Entre-eixos: 2,40m Capacidade do tanque: 46litros                             Peso: 890 kg

Desempenho

 Velocidade máxima: 135 km/h

Aceleração: de 0 a 100 km/h 23 s

Mais informações nos sites : Miura Clube Brasil e Blog do Miura

Fontes: Miura Clube Brasil e Blog do Miura

Fotos: Kiko Molinari Originals® e divulgação

Edição: Kiko Molinari Originals®

3 Response to Miura - a Saga: Miura Sports

7 de maio de 2010 às 14:27

esse carro sofre muito nas mãos dos xuneiros.

3 de junho de 2010 às 23:08

Complicado! Mas ainte tem gente que consegue manter a originalidade, e outros conseguem até melhorar o desenho!

Abraços

ass
Kiko Molinari

19 de novembro de 2011 às 18:53

Muito legal a matéria sobre os Miuras, contudo, há muita informação equivocada. Por exemplo,o motor injetado do Miura(AP2000i)era oferecido exclusivamente a gasolina. O modelo MTS(motor Passat TS)foi lançado no Salão do Automóvel de 1978.

Sugiro dar uma olhada em www.miuraclube.com que inclusive cita as fontes das informações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2010 Carros Raros BR. Todos os direitos reservados.
Blogger Template by Anshul Theme By- Simplywp. Adaptado por Rafael.