Dando continuidade a nossa primeira série do blog, mostraremos hoje um raro francês em terras “tupiniquins”: o Renault 19 16S Cabrio.
A versão 16S Cabrio da foto está em um pátio de uma recuperadora de carros as margens da BR 101 em Itapema, litoral de Santa Catarina. Hoje o pátio está devidamente cercado e com garagens, diferente das fotos que tirei de pouco mais de um ano atrás. Está sem motor e cambio, além de faróis avariados e sem grade. No interior os bancos de couro ainda resistem ao tempo e aos maus tratos (4ª foto). As rodas não são as originais e a lataria tem partes “amarrotadas”
Breve histórico:
Segundos minhas pesquisas foram importados para o Brasil apenas 20 unidades deste 16S Cabrio (e outros 15 sedans também dessa linha, totalizando 35 modelos 16S). O ano era 1994, e com a chegada do plano Real era possível se comprar quase de tudo, e em matéria de carros as opções eram muitas. Este modelo é tão raro por aqui que não há muitas informações sobre ele, só um “Teste do Leitor” do site Best Cars Web Site, onde os proprietários mostram seu parecer sobre seu veículo. (Clique no link para ver, é o 8º depoimento). Lembrando que as postagens desse site datam do ano de 2006.A linha 16S surgiu na Europa em meados de 1988 inicialmente na versão hatchback. Logo depois vinha na versão sedan, e na década de 1990 aparece o conversível, esse vindo pra cá pouco tempo depois.
Ficha Técnica:
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (4 por cilindro), aspirado com injeção eletrônica multiponto Renix |
Cilindrada | 1794 Cm³ |
Diâmetro X Curso | 82,0 mm X 83,5 mm |
Taxa de compressão | N/D |
Potencia Máxima | 137 HP @ 6500 RPM |
Potencia específica | 79,4 HP/Litro |
Torque Máximo | 161,0 Nm (16,4kgfm) @ 4750 RPM |
Torque Específico | 91,32 Nm/Litro |
Cambio | Mecânico 5 marchas e Ré, tração dianteira |
Suspensão | Dianteira – independente tipo McPherson, com braço triangular, molas, amortecedores e barra estabilizadora |
Freios | Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com assistência anti travamento (ABS) |
Carroceria | Chassis monobloco, sedan esportivo 2 portas conversível com teto em lona e/ou tecido impermeável. |
Rodas e Pneus | Liga leve aro 15”, Pneus radiais 225/50 ZR15 |
Dimensões | Comprimento: 4,16 m Largura: 1,69 m Altura: 1,41 m Entre Eixos: 2,55 m Peso: 1052 Kg Tanque de combustível: 55 L |
Desempenho | Velocidade Max. : 208 Km/h Aceleração 0-100 Km/h : 9,4 s |
Consumo: | Urbano: 9,3 Km/L Estrada: 15,4 Km/L |
Em tempo: Para mais informações sobre o modelo das fotos deixem seu endereço de e-mail na área de comentários que eu logo passarei mais detalhes.
Fontes: 2º Catalogo Brasileiro de Veículos Importados Revista V.I. (1994 edição especial Editora Connect), CarFolio.Com e Best Cars Web Site
Fotos: Kiko Molinari Originals®
Texto e Edição: Kiko Molinari Originals®
20 Response to Renault 19 16S Cabrio (Raros e Abandonados)
esse dá dó de ver nesse jeito...
Vai saber como estarão as outras 19 unidades dessa linha...
Tem como recuperar, mas vai dar aquele trabalho!
Abraços
ass
Kiko Molinari
deve ser um foguetinho
É raro, sim! MAs eu tive 2 desse do modelo hatch. Vieram bem mais que 20 carros sedans. Os cabriolet, no entanto, são os mais difíceis de serem encontrados. Sei onde está o número 001 a chegar no Brasil.
Ate 2009 tinha um cabrio azul aqui em Recife em excelente estado de recuperação. Apenas com a capota não original e com detalhes de pintura. Inclusive tinha as rodas originais. Um tiozinho rodava com ele no dia a dia. Tomara que alguém responsável o tenha adquirido.
A titulo de curiosidade: o carro das fotos infelizmente está sendo desmontado: ontem passando em frente a recuperadora onde ele está reparei que já está sem uma das lanternas traseiras.
É um belo carro que vai se desmanchando aos poucos :(
Abraços
ass
Kiko Molinari
Não é nada raro, por aqui no rio tem varios desse!
eu tenho um desse, é difícil achar peça, mas é uma nave, o meu ta com banco de couro de ford fusion, completo :D
Amigos dos R19
Sigam nossa Comunidade no Facebook
https://www.facebook.com/Renault19clube
Muitas informaçoes e fotos dos r19 series .
meu pai tem um Renault 19 cabriolet azul com as rodas ainda originais em perfeito estado para quem quiser velo me add no facebook:https://www.facebook.com/nicolas.soaresdonascimento
Guinchei um azul conversível essa semana, o mecânico q me acompanhou disse q o dono adora o carro e vai deixa-lo impecável.
Eu tenho um Cabriolet 16S preto desde 0KM impecável todo original. Posso dizer que é um carro moderno até hoje. Na real vieram 14 carros desses para o Brasil, fabricados na França com capota feita na Karman Alemanha, eu tenho a guia de importação.
To quase indo busca esse aí kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom dia, apareceu um destes a venda em ótimo estado. Pergunto a você que tem.um se ele.tem.facil manutenção, alguns itens a serem avaliados na hora da compra e mais o que acharem necessário informar. Watts 54 97071415 Eduardo. Obrigado
Bom dia, apareceu um destes a venda em ótimo estado. Pergunto a você que tem.um se ele.tem.facil manutenção, alguns itens a serem avaliados na hora da compra e mais o que acharem necessário informar. Watts 54 97071415 Eduardo. Obrigado
É renault cabrio 1994 na época dizem que tinham no máximo 20 no Brasil, foi meu comprei esse carro em Sp
É renault cabrio 1994 na época dizem que tinham no máximo 20 no Brasil, foi meu comprei esse carro em Sp
O meu rasgaram a capota pra robarem o som acredite estou sem capota
Se alguém tiver uma sobrando eu aceito kkkkk
Eu tenho um ano 1993/4 chassi VF1D53D05PD080001 (PEDRO (61)999658901
Postar um comentário