Ferrari F430

Começando a série dos “Big Posts”, iniciamos com uma bela jóia automotiva vinda da casa de Maranello: Ferrari F430.

Ferrari F430 (1) Sem comentários. Apenas apreciem…

Substituta da Ferrari 360 (ou Modena), a F430 veio com um desenho renovado frenta a sua antecessora, mas mantendo o mesmo coeficiente aerodinâmico. O modelo herdou alguns detalhes de outros modelos da marca, como as lanternas saltadas da Ferrari Enzo, nome do modelo estampado no retrovisor do motorista, inspiração da Ferrari Testarossa e as aberturas ovais na dianteira, inspirados nos modelos de competição da marca, como a 256 TR61 LeMans e a 156 “Shark Nose”, modelo da Formula 1 dos anos 60, ambos carros dirigidos por Phill Hill.

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No conjunto motriz, destaca-se o novo motor 4.3 L V8 usado tanto nas Ferrari quanto nas Maserati. A curiosidade é que este motor é totalmente novo, diferente dos V8 feitos até então, sendo estes derivados da versão de competição da Ferrari Dino da década de 1950! (E você achando que os motores GM 250-S equipando os Chevrolet Omega, bem mais novos, eram velhos demais… hehe).

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O ciclo de evolução dos motores terminou neste V8, já que os demais V8 e V12 tinham como base o motor da Dino. Com isso, temos um propulsor com 483 HP @ 8500 RPM, e 465 Nm @ 5250 RPM. O motor diminuiu de tamanho, mas acabou ficando 4 Kg mais pesado. Os pistões e bielas, assim como o bloco, são totalmente novos enquanto o cabeçote, válvulas e comandos tem desenhos iguais aos motores usados na Formula 1, para garantir o máximo aproveitamento.

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Os freios foram feitos em parceria com a Brembo, parceira de longa data da Ferrari, e com a Bosch, na parte eletrônica. Os discos de ferro fundido tem uma nova liga incluindo o molibdênio na receita, o que garante uma melhor dissipação de calor. Como opcional, a F430 pode vir com os freios de fibra de carbono reforçada com cerâmica de silício.

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O cambio é o mesmo derivado da Formula 1, e na F430 vem com uma novidade: o sistema “E-Diff”. Trata-se de um gerenciamento eletrônico onde se controla a força enviada as rodas traseiras. Outro recurso que estréia no modelo é o “manettino”, que nada mais é que um botão igual aos que existem nos volantes das Ferrari de Formula 1, e que comanda 5 opções de controle, desde o uso do câmbio automático e demais “amarras” para uma pilotagem segura, até o desligamento completo dos bloqueios e trocas de marchas manuais (bem no modo “agora é com você”)

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A unidade das fotos está calçada com pneus Pirelli P-Zero, diferente do que é visto em outros países, como nos Estados Unidos: lá o modelo é equipado com o pneu Good Year Eagle F1 GSD3 EMT, exclusivos para o modelo, com banda de rodagem em “V” e tecnologia OneTRED (algo semelhante aos pneus Aquatred que a Good Year já vendeu aqui no Brasil).

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Ficha Técnica – Ferrari F430:

Motor: Traseiro-central, longitudinal, 8 cilindros em “V”, dispostos a 90°, 32 válvulas DOHC (4 válvulas por cilindro), aspirado, alimentação por bomba de combustível e injeção eletrônica sequencial multiponto Bosch
Cilindrada: 4308 Cm³
Diâmetro X Curso: 92 mm X 81 mm
Taxa de Compressão: 11,3:1
Potência Máxima: 483 HP @ 8500 RPM
Potência Específica: 112,1 HP / Litro
Torque Máximo: 465 Nm @ 5250 RPM
Torque Específico: 107,9 Nm / Litro
Cambio: Automatizado, 6 marchas e ré, embreagem multidisco a seco. Tração traseira.
Suspensão: Dianteira: N/A
Traseira: N/A
Freios: A disco nas quatro rodas, em ferro fundido com liga de molibdênio, acionamento hidráulico/servofreio. Sem ABS
Rodas e Pneus: Dianteira: rodas em em alumínio aro 19”, com pneus Pirelli P-Zero 225/35 ZR19
Traseira: rodas em alumínio aro 19”, com pneus Pirelli P-Zero 285/35 ZR19
Carroceria: Coupé, esportivo, 2 portas, 2 ocupantes. Carroceria em aço, alumínio e fibra de carbono
Dimensões: Comprimento: 4,51 M
Largura: 1,92 M
Altura: 1,21 M
Entre-Eixos: 2,60 M

Peso: 1450 Kg
Tanque de Combustível: 95 L
Desempenho: Velocidade Máxima: 315 Km/h
Aceleração 0 – 100 Km/h: 4,0S
Consumo: Urbano: N/D
Rodoviário: N/D

Fontes: Wikipédia, Yahoo Autos, CarFolio.Com
Fotos, texto e edição: Kiko Molinari Originals®

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