Bom amigos, como prometido estamos voltando a ativa com o nosso blog. A raridade da vez é um BMW M5 (também conhecida pelo código de fabrica E60) com seu poderoso motor V10 de 5 litros e pouco mais de 500 cavalos de potência.
O modelo flagrado exibia belas rodas de 19” pintadas de preto, destacando os freios Brembo de pouco mais de 370mm. ventilados nas 4 rodas.
Com seu motor V10 ele figura como o sedan esportivo de fábrica mais potente do mundo com seus 507 HP, titulo pertencente a outro BMW M5, o E39 com seu motor V8 de 5 litros, de pouco mais de 300 HP.
Mesmo com toda esta cavalaria, o carro tem a velocidade máxima limitada eletronicamente, fixado a 250 Km/h. Isto é padronizado por todas as fábricas da Alemanha e algumas marcas estrangeiras que exportam carros para o país. Mas sem o limitador, o modelo pode chegar a incríveis 330 Km/h, o que o torna, além de o mais potente, o sedan mais rápido do mundo!
Breve histórico (E60)
O E60 M5 foi introduzido no final de 2004, inicio de 2005. Possui um motor BMW V10 (código S85) de 4999 cm³ que desenvolve 507 HP (373 kW) @ 8250 RPM e 520 Nm (380 lb ft) de torque. Ao contrário de alguns outros motores BMW, que utilizam o sistema Valvetronic para variar infinitamente a abertura das válvulas, este motor tem corpo do acelerador individuais por cilindro.
Outras características incluem um chassis rígido de alumínio e um câmbio manual seqüencial de 7 velocidades SMG III, também conhecida como uma transmissão manual automatizada, de embreagem única. Os faróis para neblina não estão disponíveis para o M5, pois no lugar deles ficam os dutos de arrefecimento dos freios dianteiros, o que garante a quantidade de ar necessário para refrigerar os mesmos.
Apesar das críticas do design de Chris Bangle, do “difícil” sistema iDrive e a falta de suavidade da transmissão SMG III, o M5 E60 foi o mais bem sucedido M5, apesar de estar no mercado a menos tempo que o M5 E39. Durante sua temporada de cinco anos, foram feitas 20.548 unidades, composto de de 19.523 sedans e 1.025 caravans (ou peruas, com queiram). Nos Estados Unidos foram 8800 unidades vendidas, todas na versão sedan. Na Grã-Bretanha e Irlanda foram vendidos 1776 exemplares, seguido pelo mercado de origem da BMW,a Alemanha, com 1.647 unidades e 1.357 foram vendidos no Japão. Os entusiastas italianos alegaram 512 unidades vendidas em seu país, enquanto na Austrália foram 339 modelos vendidos. No Brasil, acredita-se que o numero de unidades mal chega a uma dezena.
A atual geração teve sua produção encerrada e será substituída pela versão M5 F10, com seu lançamento previsto para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2011. E para finalizar a produção, a BMW montou 25 unidades do M5 E60 em comemoração aos 25 anos da BMW Motorsport. Das 25 unidades fabricadas, uma veio para o Brasil pela importadora oficial da marca no país, a EuroBike, a um custo de R$ 600.000,00 !!!
Ficha Técnica
Motor | Dianteiro, longitudinal, 10 cilindros em “V” com angulo de 90º, 40 válvulas (4 por cilindro), aspirado com injeção eletrônica multiponto |
Cilindrada | 4997 Cm³ |
Diâmetro X Curso | 92,00 mm x 75,20 mm |
Taxa de compressão | 12,0:1 |
Potencia Máxima | 507 HP (373 kW) @ 8250 RPM |
Potencia específica | 100HP/Litro |
Torque Máximo | 520 Nm @ 6100 RPM |
Torque Específico | 104,02 Nm/Litro |
Cambio | Automatizado 7 marchas e Ré, tração traseira |
Suspensão | Dianteira - N/D Traseira – N/D |
Freios | Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com assistência anti travamento (ABS) |
Carroceria | Chassis monobloco, sedan esportivo 4 portas, em alumínio |
Rodas e Pneus | Liga leve aro 19”, com tala 8 ½ J x 19 EH 2 na dianteira e 9 ½ J x 19 EH 2 na traseira. Pneus radiais 255/40 ZR 19 dianteiros e 285/35 ZR 19 traseiros |
Dimensões | Comprimento: 4,85 m |
Desempenho | Velocidade Max. : 250 Km/h (com limitador) 330 Km/h (sem limitador |
Consumo | Urbano: N/D |
Fontes: CarFolio.com (em inglês), Wikipedia.com (em inglês), CarPlace.com.br
Fotos: Kiko Molinari Originals® e AutoBild.de
Texto: Kiko Molinari Originals® e Wikipédia.com, traduzido pelo Google Translator
Edição: Kiko Molinari Originals®
7 Response to BMW M5 (E60)
Gosta de carros raros?
Tenho um Citroen Bx 1.9 GTi 92/93.
O carro tem direção hidraulica, teto solar, a suspenção (altura) do carro é selecionada por uma alavanca com 4 opções.
O carro deu um problema no retorno de oleo hidraulico, algo que um mecanico que conheça o carro consegue resolver, mas eu não e não estou com dinheiro para arruma-lo, bem, recebi uma oferta de 4.000,00 nele, mas o cara quer pra desmontar, e acho uma maldade, ja que ate os doctos dele estão ok.
Se tiver interesse, ou conhecer alguem, o meu e-mail é rockinni@yahoo.com.br, preciso vender o carro com urgencia e gostaria que alguem que gostasse o comprasse, já que é um carro que so vieram 100 para o Brasil.
Aê Kiko! Nem me falou desse blog né
?!
Sucesso cara, já vou te colocar nos parceiros e tentar arrumar uns links pra cá. Abraço!
dae rockinni me manda umas fotos do seu carro onde voce mors?¿?¿
obs mora
Em joinville sc, tem uma m5 LIMITED EDITION HAMANN NN° 033
Ela esta a venda por apenas 250mil... ai como eu queria ter esta grana haha
gerson r.
carrosjoinville.blogspot.com
aqui tem muuuitas, eu tenhu umas 10 fotos de BMW M5 que eu ví por aqui pelo o RJ!
Engraçado, menos de uma dezena no brasil ?
Só aqui na minha cidade que nem é mt grande tem umas 5 dessas....
Postar um comentário