Hyundai Genesis Coupé (BK-G4KC)

E estamos voltando com as atividades novamente (vocês devem estar de saco cheio desse “vai e volta não” é?), e dessa vez mostrando mais uma raridade flagrada neste verão (na verdade foi flagrado na temporada de 2010-2011, mas isso é o de menos) rodando por aqui: Hyundai Genesis Coupé

Hyundai Genesis 2.0T (1-1)[1] Até os argentinos já tinham esta máquina a disposição!

O modelo das fotos é um 2.0 turbo, 4 cilindros e 210 HP de força. Uma curiosidade deste motor é que grande parte de seus componentes são os mesmos usados nos Mitsubishi Lancer Evolution, resultado da aliança global entre a Hyundai, Mitsubishi e Chrysler. Com os motores praticamente iguais, os usados no Genesis contém uma ECU da Siemens. Outro diferencial no motor do Genesis é o sistema de resfriamento dos pistões, composto de injetores de óleo para cada pistão e auxiliando assim seu resfriamento, e seu turbo compressor modelo TD04-13T garante pressão máxima de 1Bar, sendo reduzido a 0,7Bar durante as trocas de marchas para evitar o “turbo lag”. O carro vem de série com um cambio manual de 6 marchas, podendo vir com um cambio automático de 5 marchas, e nas versões V6 pode receber um cambio automático da ZF com 6 marchas.

Hyundai Genesis 2.0T (2-2)[2] O modelo das fotos era um 2.0 turbo de quatro cilindros, mas possui uma versão mais forte com um V6 de 3.8 litros

Este carro é uma derivação do Genesis sedan, um modelo “full size” que disputa mercado com modelos do porte de Mercedes-Benz E Series, BMW 5 Series e Audi A6, entre outros. Voltando ao Genesis coupé, ele é o primeiro esportivo da marca com tração traseira, e seus concorrentes vão desde o Mitsubishi Eclipse (versão de 4 cilindros) até o Nissan 370Z (na versão V6). Falando no motor 4 cilindros, ele é da família Theta (código G4KC) e existe desde 2004. Começou a equipar o sedan Sonata, e no Genesis recebeu turbo e duplo comendo de válvulas, além de cabeçote em alumínio já indicando a segunda geração da linha Theta (mais infos aqui)

Hyundai Genesis 2.0T (3-3)[3] Este é o primeiro esportivo da marca a usar tração traseira

A versão flagrada rodando no Brasil (mas com placas da Argentina) é do padrão “Korean Spec”, mas há algumas versões rodando no Brasil que são do padrão “US Spec” onde a suspensão é mais endurecida e o gerenciamento eletrônico é diferenciado, além de vir com aerofólio traseiro. No Brasil o modelo vem por importadoras independentes, e este é um carro bem raro de se ver!

Hyundai Genesis 2.0T (4-4)[4] No Brasil, só vem pelas mãos de importadoras independentes, tornando-o raríssimo de se ver por aqui

Nas competições:

O Hyundai Genesis já é figura conhecida em eventos de Climb Attack (subida de montanha), onde o piloto sai dos pés de uma montanha e tenta chegar ao topo no menor tempo possível. Uma versão preparada do Genesis, equipada com um V6 turbo de aproximadamente 500 HP de força, foi vencedora do Pikes Peak Hill Climb  na categoria carros de produção (não protótipos), e de quebra estabeleceu um novo recorde para esta categoria.

Hyundai Genesis By Rhys Millen[1] Hyundai Genesis patrocinado pela Red Bull e pilotado por Rhys Millen

O mesmo carro e piloto já estiveram no Brasil, mais precisamente na Serra do Rio do Rastro, que liga as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina em um evento preparado pela RedBull. Os moradores locais e alguns visitantes ficaram extasiados com o ronco estridente do V6, sem contar da fumaça que saia dos pneus, e que muitas vezes se misturava a neblina em alguns trechos da serra (matéria completa no nosso blog parceiro Bizarrices Automotivas)

Breve Histórico:
Em maio de 2007 algumas fotos de um suposto esportivo desenvolvido pela Hyundai caíram na internet. Pelas formas, já era certo que o novo modelo teria motor longitudinal e tração traseira, bastando saber se o motor seria algum V6 ou um V8 que a marca havia desenvolvido para veículos maiores, como o Genesis Saloon, que serviu de base para o Genesis Coupé.

Antes do Salão Internacional do Automóvel de Los Angeles, mais fotos caíram na rede, desta vez mostrando o modelo praticamente pronto ao lado de um Ford Mustang. Em 2008, no Salão Internacional de Nova York, o Genesis Coupé foi mostrado ao público, com direito a apresentações de manobras como powerslides e burnouts.

O modelo pode ser encontrado com motores 2.0 Turbo de 4 cilindros, podendo ter 210 chegando a 271 HP de força na versão R-Spec, e com motor V6 de 3.8 litros com potência de 308 HP, podendo chegar a 345 HP na versão R-Spec

Ficha Técnica: Hyundai Genesis Coupé 2.0Turbo

Motor: Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha,16 válvulas, turbo e alimentado por injeção eletrônica de combustível
Cilindrada: 1998 Cm³
Diâmetro x Curso: N/D
Potência Máxima: 210 HP @ 6000 RPM
Potência Específica: N/D
Torque Máximo: 223 Nm @ 2000 RPM
Torque Específico: N/D
Cambio: Manual, 6 marchas e ré. tração traseira com diferencial autoblocante
Suspensão: N/D
Freios: Brembo a disco, ventilados nas 4 rodas com ABS
Rodas e Pneus: Dianteiros: rodas em alumínio na medida 7.5Jx18, com pneus 225/45 R18
Traseiros: rodas em alumínio na medida 8,0Jx18 com pneus 245/45 R18
Carroceria: Coupé, esportivo, teto rígido, 2 portas, 4 ocupantes (2+2)
Dimensões: Comprimento: 4,63 M
Largura: 1,61 M
Altura: 1,38 M
Entre – Eixos: 2,81 M 
Peso:
1495 Kg
Tanque de combustível: 65 L
Desempenho: Velocidade Máxima: 223 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h: 8 s
Consumo: Urbano: N/D
Rodoviário: N/D

 

Fonte: Wikipédia, Site oficial da Hyundai, Bizarrices Automotivas
Fotos, texto e edição: Kiko Molinari Originals®

3 Response to Hyundai Genesis Coupé (BK-G4KC)

15 de março de 2012 às 02:41

A refrigeração dos pistões por jatos de óleo acaba sendo imprescindível em qualquer motor, principalmente nesses tempos de "consciência ambiental" em que o enriquecimento excessivo da mistura ar/combustível habitual (em que a simples evaporação de alguma quantidade de gasolina que acabava sendo liberada sem queimar completamente refrigerava o pistão por absorção) comum até alguns tempos atrás perdeu sentido.

16 de março de 2012 às 12:22

Bonito demais, hein!

16 de março de 2012 às 23:39

Esse é um carro que, se viesse oficialmente ao Brasil, iria arrancar potenciais clientes do Chevrolet Camaro. E se vier com o motor 3.8 V6 ai a briga será garantida :D

Abs
Kiko Molinari - Carros Raros BR

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